domingo, 7 de dezembro de 2008

Quitandinha reformado



Semana passada meu assistente, Joca, e eu fomos à Petrópolis, dar uma aula e fazer um jantar no Restaurante Quitandas, no recém reformado Quitandinha.


O Chef Sidney Christo e seu sócio Marcelo, me convidaram.

Esta é a cozinha antiga que será reformada agora.

Aceitei o convite para cozinhar no Quitandas, contente, porque conheço o Sidney a algum tempo e ainda não havíamos trabalhado juntos, e porque tenho um carinho especial por Petrópolis.

Minha mãe é petropolitana, eu e meus irmãos somos paulistas. Meus pais mudaram para São Paulo quando meu pai foi chamado para fazer parte da equipe de cirurgiões plásticos que inauguraram o Hospital Defeitos da Face.

Meu avô, Guilherme Pedro Eppinghaus, alemão de descendência, foi o engenheiro arquiteto responsável pela construção da Catedral de Petrópolis. Tenho orgulho disto.


Minha relação com a cidade havia sido somente familiar e afetiva, até agora. Tive muito gosto de treceber o convite para mostrar meu trabalho lá, principalmente em um lugar histórico como o Quitandinha.

Mais uma coincidência, fui visitar pela primeira vez o Restaurante Quitandas com meu pai. Lá ele reconheceu um casal que estava com seu filho. Crisane era irmã da melhor amiga da minha mãe e seu filho, jovem arquiteto, faz parte da equipe responsável pela reforma do Quitandinha.

O Quitandinha foi construído em 1944 por Joaquim Rolla para ser Hotel e Cassino, na época o maior cassino da América Latina – 50.000m². Em 1946 o Presidente Dutra proibiu o jogo no Brasil e o Quitandinha não conseguiu sobreviver por muitos anos somente como hotel .

A geração de meu pai se lembra de freqüentar o hotel e sua piscina. Meu tio Norman me mostrou um livreto de marketing do Quitandinha de 1944. Realmente era imponente.

Hoje é possível fazer uma visita guiada ao hotel e fazer uma refeição no Quitandas nos pratos originais.

2 comentários:

Ciça Roxo disse...

Elvira,

Aceito o convite.
Gostei muito que entrasse em contato pois admiro seu trabalho.

Andréa disse...

Senti falta de mim nesta história!!! E nossas fotos ficaram legais?! beijos.
Aliás fiquei querendo cópia das nossas receitas!!!
bjs