domingo, 1 de fevereiro de 2009

Uma Semana em Lisboa

Uma semana de resgate, resgate não, evolução.
Evolução da minha cozinha, de uma amizade, da minha paixão por Portugal. Tem viagens destinadas a ultrapassarem seus objetivos. Esta foi assim. No voo diurno de volta para o Rio tive aquele tempo precioso para refletir. Cheguei à conclusão de que esta viagem foi ótima, mas não terminou, foi pelo contrário uma etapa de uma viagem que teve início a 15 anos atrás e que não tem previsão de término.

Desta vez meu amigo, chef Vitor Sobral, me convidou para fazer dois jantares brasileiros, 23 e 24 de janeiro, no seu Terreiro do Paço em Lisboa. www.vitorsobral.com www.terreiropaco.com


INÍCIO DA VIAGEM:


Conheci Vitor em 1994, quando eu trabalhava para o Grill One, restaurante carioca de um empresário visionário.

Williams, sócio-diretor do Grill One, ao saber estava indo para a Europa nas férias me pediu para ir à Lisboa conhecer o chef que viria fazer um festival português conosco. Fui contente, nunca tinha ido a Portugal, e assim, sem pretensões, marquei uma breve reunião com o chef executivo do Sofitel.

Qual não foi meu espanto quando se apresentou como o chef executivo do hotel um rapaz novinho de 25 anos. Nossa reunião foi uma boa providência, pois descobri imediatamente que falávamos os dois português, mas certamente não era a mesma língua.

Voltei para o Brasil pronta para organizar o festival, com a lista de ingredientes traduzida e conhecida e com esperanças de fazer um bom trabalho.

O festival foi um sucesso, Vitor e nossa equipe na cozinha, apresentando a verdadeira cozinha portuguesa em releitura mais leve, o famoso fadista Carlos do Carmo na sala. Foi um privilégio e uma sorte. Quem foi não esquecerá.

(Ciça Roxo, Leonor Tasca e Vitor Sobral - aulas nas Queridas Primas 1995)


Eu e Vitor nos demos tão bem que resolvemos que ele haveria de fazer outros festivais no Brasil. Na época eu tinha minha escola de gastronomia, Queridas Primas, e por ser de paulista, planejamos fazer o próximo festival em São Paulo, com sequência de aulas na minha escola no Rio.


(cardápio festival A Nova Cozinha Portuguesa, São Paulo 1995 - foto: Reinaldo e Thais Mandacaru)


O projeto audacioso deu certo.

Graças à dica da colunista de gastronomia do Globo da época, Ana Cristina Reis (hoje em dia editora do Caderno Ela). Ana Cristina me sugeriu que entrasse em contato com um colega, Josimar Melo josimarmelo.blog.uol.com.br, e ele saberia me dizer aonde hospedar o festival. Josimar e Sofia Carvalhosa, naquele momento sua esposa, foram muito gentis e me guiaram. Acabou que contratei Sofia para fazer a assessoria de imprensa, a versão paulista do festival A Nova Cozinha Portuguesa foi um grande sucesso. Alí outras grandes amizades e novas viagens iniciaram.



(Vitor Sobral, Josimar Melo, Sofia Carvalhosa, Ciça Roxo - L'Arnaque 1995)

(Vitor Sobral e marília Gabriela em seu programa - 1995)

2 comentários:

Angela disse...

Ouvi muitos comentarios bastante elogiosos do jantar no Terreiro do Paço. Fiquei com pena de poder ter estado la para provar.

Acho que este caminho é muito interessante para a difusao da moderna cozinha brasileira. Moderna no bom sentido ... mais leve, mais saudavel, .... mas tao saborosa quanto antes.

Boa continuaçao da viagem.

Um beijo
Angela

Beatriz Marques disse...

oi querida!
infelizmente foi uma correria minha ida ao Rio. Não deu tempo pra respirar!
vc tem alguma viagem marcada a SP? Talvez seja mais fácil!
bjos
Bia